terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BARROCO E ROCOCÓ: LAÇOS HISTÓRICOS

    BARROCO EUROPEU: a palavra "barroco" significa pérola deformada. Em outras palavras, refere-se a algo excessivamente enfeitado, adornado, detalhado. O Barroco surgiu na Itália, mas espalhou-se por outros países da Europa e, subsequentemente, veio para o Brasil. Para entender esse estilo, precisamos compreender alguns fatos históricos, pois no século XVI, ocorria na na Europa a Reforma Protestante. O objetivo da Reforma era estabelecer em cada nação um governo absoluto, liberto dos desmandos do papa. Dentro da própria Igreja existiam movimentos que queriam transformações, eliminando abusos lucrativos. 
    A Igreja Católica organizou a Contra-Reforma a fim de criar medidas para manter seu poder. Uma das principais medidas foi utilizar a arte para fortalecer sua influência, daí surgiu o estilo Barroco. Vários artistas foram contratados para ornamentar as igrejas, criando imagens que sugerissem a elevação espiritual de quem observasse. Como característica do Barroco, encontraremos afrescos que passam a ideia de elevação, como se estivéssemos subindo para as nuvens. Os principais artistas desse período foram Caravaggio, bernini, Rembrandt, Rubens, Vermeer, Hals, dentre outros.
Davi e Golias
Sacrífício da Isaque
Michelângelo da Caravaggio (1573-1610) é considerado um artista de transição entre o período renascentista e o barroco. Seu estilo de pintura diferenciou-se por utilizar um interessante jogo de claro-escuro: O fundo da tela é escuro, enquanto os personagens são banhados por uma luz misteriosa, como se fossem iluminados por um holofote, destacando a cena. A teatralidade é outra marca na pintura de Caravaggio, pois seus personagens empregam gestos e expressões faciais, revelando suas emoções. Por ter o patrocínio da Igreja, os temas bíblicos são bem recorrentes.
Judite e Holofernes
São Jerônimo















Extase de S. Teresa
Beata Ludovica
O italiano Bernini (1598-1680) foi um dos artistas mais completos de seu período, mas ainda é considerado um gênio da escultura. Suas obras são bem detalhadas e trabalhadas, transmitindo uma enorme carga de emoção. Um bom exemplo é a escultura Êxtase de Santa Teresa. A personagem é agraciada com uma visão divina e entra em estado de transe. Impossível o observador não se sentir tocado pelos sentimentos e pela aura mística que essa bela escultura deixa expandir.




Sacrifício de Isaque
Rembrandt (1606-1669) fez parte do contexto holandês da Reforma. As imagens e pinturas de santos estavam sendo banidas pela iconoclastia da Igreja, mas Rembrandt pintava temas religiosos mais como um exercício. Seu estilo de pintura é apaixonante: embora trabalhe o claro-escuro, não o faz de maneira tão brusca como Caravaggio. Ele utiliza uma gradação mais suave e uma iluminação bem mais equilibrada, empregando meios-tons. Temas míticos e burgueses são frequentes em sua pintura. É de sua autoria Rapto de Europa, onde utiliza um estilo mais voltado para o rococó. Também Lição de Anatomia, onde os rostos e o cadáver têm destaque na pintura.



Rapto de Europa

Lição de Anatomia










ROCOCÓ, A ARTE DA ELITE: Rococó é um termo que vem do francês rocaille (conchinhas). "A arte que se desenvolveu dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, aristocrática e convencional. Foi uma arte que se preocupou em expressar apenas sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica de uma execução perfeita" (PROENÇA, 2003). Embora tenha iniciado na França, no séc. XVIII, espalhou-se por toda a Europa. Nesse período histórico, a Igreja já não exerce tanta influência sobre a burguesia, de forma que buscam uma arte mais aprazível, com temas mitológicos, passeios ou o cotidiano da nobreza. É deste estilo que surgirá Françóis Boucher (1703-1770), um dos maiores artistas da frança. Encontraremos também as paisagens de Watteau, a sensualidade de Fragonard e a pintura fotográfica de Chardin.
Watteau
Balanço (Fragonard)










Leda e o Cisne (Boucher)
Madame Boucher

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