Transformações na Arte: a Revolução Industrial alterou não apenas os meios de produção econômicos, mas também os culturais. Antes do Impressionismo, a arte era regida pelas normas da Academia, onde a anatomia deveria ser equivalente e proporcional, as cores deveriam ser uma ilusão da realidade. Com a invenção da fotografia, não houve mais necessidade de alguém passar horas posando para que um artista pintasse seu retrato, pois a máquina fotográfica já o fazia com agilidade e perfeição. Os artistas não se viam mais obrigados a pintar a natureza com a perfeição exigida pela Academia. Passaram a buscar diferentes maneiras de se enxergar o mundo, diferentes maneiras de se pintar. Essa atitude rebelde dos Impressionistas custou-lhes muita rejeição no final do século XIX, pois o público não via com bons olhos a nova arte que se manifestava.
Tanto os impressionistas quanto os pós-impressionistas preocupavam-se com o efeito da passagem da luz, mas cada um desenvolveu um trabalho com características próprias. Os Impressionistas centraram-se na luz, os pós-impressionistas nas emoções que a luz lhes provocava. Preocupados com o efeito que a luz causava, os impressionistas saiam para pintar ao ar livre. Não misturavam as tintas na palheta, preferiam aplicá-las direto na tela, pois o efeito da luz exigia agilidade para que fosse reproduzido. Os contornos das obras se desmancham nesse conjunto de cores. Dentre os principais artistas impressionistas, temos Manet, Monet, Renoir e Degas.
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Almoço na Relva |
Édouard Manet (1832-1883) foi um dos artistas que fez a transição da arte padronizada pela Academia para uma arte mais experimental. Manet usava um jogo de claro-escuro para destacar a luz natural sobre seus personagens, conforme vemos em Almoço na Relva. As duas mulheres na pintura possuem brilho intenso.
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Madame Monet |
Claude Monet (1840-1926) trabalhou incansavelmente com a paisagem. Ele buscava reproduzir o efeito da passagem da luz em diferentes horários do dia. Sua obra Impressão, Sol nascente foi vista por um crítico que fez um comentário maldoso, chamando o grupo de Monet de impressionistas. Daí surgiu o nome desse manifesto, onde Monet é um dos principais representantes.
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Balé |
Edgar Degas (1834-1917) não pintava ao ar livre e preferia temas como banhistas nuas, cafés ou bailarinas. Captava cenas inesperadas, como se fossem tiradas de uma fotografia. Seu estilo foi influenciado pela gravura japonesa, seus personagens parecem se centrar na lateral da tela, sobre efeito de uma forte luz.
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Baile de Moulin |
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) gostava de pintar momentos de alegria intensa.Vemos em suas obras, cafés, festas, jardins e crianças, além de mulheres banhistas em poses naturais, como se não soubessem que estão sendo pintadas.

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Noite Estrelada |
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Comedores de Batatas |
Vincent Van Gogh (1853-90) foi um artista inquieto e desconsolado. Sua pintura é carregada de emoções tanto suas quanto das pessoas que observava, como em Comedores de Batatas, onde o semblante dos personagens é cansado e apreensivo. A falta de reconhecimento fazia com que sua vida fosse um constante questionamento, fazendo com que esse artista chegasse ao extremo de cortar a própria orelha. Suas pinceladas frenéticas e pastosas são um reflexo de suas angústias e testemunhas de seu cotidiano, como revelam as cartas que escrevia a seu irmão Theo.
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