INTRODUÇÃO: historicamente, o Renascimento ocorreu na Europa entre 1300 e 1650. O termo "renascimento" não se aplica apenas ao retorno do interesse pela cultura greco-romana porque esse interesse sempre existiu. Precisamos investigar o que aconteceu na Europa antes desse período para entendê-lo. Até meados do século XIII, a Igreja possuía poder e controle sobre as manifestações artísticas, pois praticamente tudo o que se produzia tinha o objetivo de catequizar a grande maioria de analfabetos e "pagãos" (povos com crenças diferentes do cristianismo). Foi nesse período que ocorreram as Cruzadas onde a Igreja promoveu uma expedição militar contra os muçulmanos, com objetivo de tomar Jerusalém. Sabemos que as Cruzadas fracassaram, mas muito sangue fora derramado e muitos "fiéis" retornaram à Europa desanimados e numa crise existencial em relação a Deus. Piorando a situação, a Europa foi infectada pela Peste Negra: uma doença contagiosa transmitida pelos ratos e que deixava a pessoa muito enferma, levando à morte. Mais de 1/3 da população daquele período foi dizimada pela Peste Negra. Não é à toa que esse período antes do renascimento é apelidado de Idade das Trevas.
O QUE IMPULSIONOU O RENASCIMENTO? Com a expansão do comércio nos centros urbanos no final do séc. XIII, principalmente em Florença, na Itália, uma classe burguesa passa a se desenvolver. A Igreja começa a perder seu poder, ao mesmo tempo em que os burgueses (mecenas) patrocinavam os artistas de destaque. Uma rica família conhecida como Médici deu uma enorme contribuição cultural à época, financiando as artes em geral. Na verdade, o que renasceu foi o Humanismo, ou seja, a sociedade Deixou de ser teocêntrica (Deus como centro do universo) e tornou-se antropocêntrica (homem como centro do universo). É nesse momento que a estética greco-romana passa a ser rebuscada, juntamente com o pensamento racional e científico. No final do séc. XIV, Brunneleschi e Alberti retomam os estudos dos gregos sobre a perspectiva e passam a aplicá-la tanto na arquitetura, quanto na pintura. A perspectiva trouxe grande realismo à pintura, tornando o fundo da tela tridimensional.
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Della Francesca |
MASACCIO (1401-28) "foi o primeiro pintor do século XV a conceber a pintura como imitação fiel do real, como imitação das coisas tal como elas são". Na pintura da trindade à esquerda, notamos não apenas o realismo, mas também uma tentativa de tornar o espaço na tela tridimensional. Sua pintura assemelha-se a uma escultura, quase podemos adentrar nela.
DELLA FRANCESCA (1410-92), um exemplo do cientificismo matemático do Quatrocento, revela em suas obras grande domínio da perspectiva e da geometria proporcional. Foi patrocinado pelo duque de Urbino, conforme o vemos na pintura à direita.
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Nascimento de Vênus |
SANDRO BOTTICELLI (1445-1510) "foi considerado o artista que melhor se expressou, através do desenho, um ritmo suave e gracioso para as figuras pintadas". Ele iniciou as pesquisas renascentistas aos temas da mitologia, pintando de maneira graciosa e decorista o primeiro nu feminino deste período. Na imagem, temos Vênus empurrada pelos ventos até a praia, onde é recebida Flora. Lourenço Médici é considerado o patrocinador dessa bela pintura.
A ALTA RENASCENÇA: no tópico anterior, percebemos que o domínio técnico do Renascimento não surgiu de repente, mas foi um processo lento, dado em passos. O auge desse período ocorre com megastars como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Rafael, no final do séc. XV.
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Mona Lisa |
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Leda e o Cisne |
DA VINCI (1452-1519) é universalmente admirado por seu intelecto, pois dominava vários campos do conhecimento. Foi ele o autor do primeiro projeto de helicóptero que se conhece, além de ter sido o primeiro a estudar o funcionamento interno do corpo humano. Na pintura, criou a técnica do Sfumato, onde o contorno dos personagens parecem desaparecer como uma névoa. Todo o conhecimento renascentista de anatomia, perspectiva e composição está sintetizado nas pinturas ao lado, especialmente na Mona Lisa (1503).
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Criação de Adão |
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Davi |
MICHELANGELO (1475-1564) era um grande escultor, tanto que considerava a escultura uma arte de libertar a beleza da pedra. Sua obra "Davi" é muito admirada pela perfeição e beleza com que fora trabalhada. Claro que seu maior trabalho foram os afrescos pintados na Capela Sistina, no Vaticano, de 1508-12. Em Criação de Adão, sua pintura mais famosa, notamos que ele quebrou algumas regras de anatomia da época, ao representar os personagens bem anabolizados. Seu estilo de pintura assemelha-se às suas esculturas: imponentes, mas com leveza e graça.
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Triunfo de Galatéia |

RENASCIMENTO PELA EUROPA: claro que o Renascimento não se limitou à Itália, pois também chegou à Holanda, França, Espanha, Alemanha e Inglaterra. Conheceremos apenas alguns artistas que se destacaram por sua genialidade e sensibilidade.
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Adão e Eva |
DÜRER (1471-1528), chamado de "Leonardo do Norte" é considerado o primeiro artista alemão renascentista. Para esse artista, a arte era a representação fiel da realidade, ou da natureza. Bastante detalhista e perfeccionista, ele dominava a técnica da gravura. Em Adão e Eva, vemos uma harmonia sugestiva no ardim do Eden, pois o gato espreita o rato, enquanto um bode, símbolo do diabo, passeia atrás das árvores. aos pés do bode há uma lebre, símbolo de esperteza e uma referência à serpente que entrega o fruto nas mãos de Eva. O Jogo de símbolos comprova o intelecto desse grande artista germano.
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Paraíso, terra e purgatório |
HIERONYMUS BOSCH (1450-1516). A Divina Comédia, obra de Dante Alighieri (1265-1321), influenciou não apenas as crenças da época, mas também as representações artísticas. Bosch, pintor holandês, retratou o inferno na terra baseado nas descrições de Dante. Suas pinturas são surreais, onde vemos, ao lado, demônios torturando ou devorando os homens, enquanto os santos flutuam, como se avisassem que esse será o destino dos pecadores . Esse estilo de pintura, separado em três momentos, chama-se tríptico.
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Bodas de Arnolfini |
VAN EYCK (1390-1441), holandes inventor da tinta a óleo, "era tão idolatrado por esta descoberta que seu braço direito foi preservado como relíquia sagrada". Ele tinha habilidade para retratar a natureza realisticamente, em detalhes minuciosos. Foi um dos primeiros a dominar a nova arte de pintar retratos, conforme o notamos imagem ao lado, onde retratou o casal Arnolfini. A perfeição e riqueza de detalhes é impressionante! o jogo de luz e sombra é vibrante! Vale destacar que os artistas dos países baixos, como Van Eyck, competiam em talento com os artistas italianos devido ao seu grande domínio da pintura.
Fontes das citações: Graça Proença (2003) e Carol Strickland (2004)
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